quarta-feira, 20 de abril de 2011

PARANGOLÉ PLAGIA ANGRA

Quem leu o título deve imaginar que o que vou escrever aqui embaixo é alguma merda sensacionalista sem sentido ou sem qualquer base. É, errou feio. Está matéria é baseada em fatos, escrita por alguém que sabe pelo menos o mínimo de música e também por um fã surpreso e (em situações normais eu colocaria revoltado, só que eu tenho a ligeira impressão que isso não iria pegar bem para o meu lado. Fico só com o surpreso mesmo).

Pois é. Em que mundo nós vivemos?!?!?! Pelo visto em um que é normal qualquer hominídeo excessivamente dopado de anabolizantes que se considera "músico" (não-headbangers que estejam lendo isso, por favor entendam que isso está sendo escrito por um fã de heavy metal com uma posição completamente parcial disso.) rouba riffs de outros, e ainda, depois de reconhecer o fato, faz pouco disso.


Aos fatos. Conforme o site Whiplash, ontem, os músicos Felipe Andreoli e Kiko Loureiro (respectivamente, baixista e um dos guitarristas do Angra) soltaram comentários através do Twitter, um micro blog (ao contrário desde que estou usando, um SUPERBLOG, huahuahuahuahuahauhauhauha), reclamando que sua música Nova Era fora plagiada por ninguém menos que o Parangolé, a banda que fez o "grande hino" (entendam que eu estou quase me cagando de rir ao escrever essas duas palavras) Rebolation. Kiko Loureiro ainda fez o inteligente comentário: "Podem até usar os riffs, mas façam música boa com eles".


A resposta de Léo Santana, vocalista (?!?!?) do Parangolé, se dividiu em vários posts. Primeiro ele fala que não entendeu o que estão falando sobre o plágio. Depois afirma que ele não sabia que a música era do Angra, e que um compositor levou ao estúdio para eles (porra, eles não se dão nem ao trabalho de assumir a merda que eles fazem?!?!?!?!). No terceiro post, ele afirma que a música já tem 4 anos e só começaram a xingar ele agora. Depois de ele até ter usado baixarias (como se eu me importasse, mas é importante e divertido ressaltar isso), mostrado que ele faz pouco caso disso, ele afirma que vai falar para os "parceiros" (imagino que os compositores) para ouvir mais Angra, para plagiá-los mais ainda.


PUTA QUE PARIU. Tem gente que não tem noção das coisas como elas são?!?! Embora seja divertido viver da música, a gente tem que pelo menos RESPEITAR o trabalho dos outros (à excessão do Restart, é claro). Se qualquer banda de metal saísse plagiando outras de outros estilos, eu seria um dos primeiros a reconhecer o plágio (Não sei de nenhum caso até agora, se algum dos leitores por acaso saiba, por favor, comentem abaixo). Os plágios, infelizmente, são recursos comuns no mundo da música de hoje em dia. Posso citar o caso de Joe Satriani x Coldplay. Entre as bandinhas brasileiras de rock (não sei classifica-lo direito, seria um "emo-pop-punk") os plágios são bem visíveis (qualquer curiosidade, basta acessar o youtube).


O caso de Viva la Vida (ou a porra que for o nome), é um plágio gritante, mas digamos que compreensível, no caso menos extremo de todos. No caso da música do Parangolé, é pior. É um insulto à inteligência humana (pelo o que me parece, o Parangolé não acredita nela, já que seu "front man" parecer não dispor dela). O riff é, nota por nota, intervalo por intervalo, exatamente igual. Mesmo tom também. Só muda uma coisa, o andamento. O andamento pode ser traduzido para leigos como a "velocidade da música". Enfim, é exatamente a mesma coisa, desacelerada. Os guitarristas, como eu, tem mais um motivo para tirar com os apreciadores de Parangolé (não sei como, mas existem vários por aí): Os músicos dele não consegue sequer TOCAR o plágio. lol.

Enfim, vou colocar um vídeo abaixo comparando as duas músicas. O vídeo não é da autoria de ninguém desse blog, blá, blá blá, eu só estou usando ele como um recurso para demonstrar a "ligeira" semelhança entre as duas músicas. Peço desculpas pela ausência no blog, a vida de vagabundo é cheia de compromissos XD. Até o próximo post e STAY METAL \m/.


Blacknight:
Opa, to invadindo o post que não é meu, depois que eu vi isso não me contive, vou ter que falar sobre isso. É a coisa mais ridícula que eu ja vi, tudo bem, todos sabemos que fazer alguma música 100% original hoje em dia é dificil, sempre vai ter uma influência do que você escuta. Mas esse plágio é descarado. Parangolé?!?!? Nem música essa porra é, é um monte de cara bombado que não entende de música dançando axé ou sei la que porra é aquela. E não foi nem um plágio parecido, foi IGUAL, só que desacelerado. É uma vergonha isso. Já que eu já invadi o post mesmo, vou colocar o video abaixo:
















Poxa, impressionante. Não posso nem termina um post sozinho agora....

6 comentários:

  1. Pior que plagiar os Riffs, é falar mesrdas que não fazem nenhum sentido nisto em que eles chamam de música!!!

    ResponderExcluir
  2. parangolé e um lixo radioativo!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito nisso, além de não ter letras decentes, esse cara não tem nem a inteligência pra compor as próprias porcarias, vendo isso, dá vontade de torcer pra 2012 ser mesmo o fim do mundo

    ResponderExcluir