terça-feira, 26 de abril de 2011

OBA!!! Mais um STRATOVARIUS!!!

Não me entendam mal, eu não estou falando de uma banda parecida com eles, é mais um projeto de Timo Tolkki, ex-líder do Strato. Não estou necessariamente entusiasmado com isso, embora eu considere o Stratovarius uma das melhores bandas que tem por aí, mas depois da saída de Timo Tolkki do Strato, foram criados vários outros "Stratovarius" e nenhum deles chega perto do original, que lançou obras-primas como o Visions e o Infinity.


Desde a saída de Timo em 2008, foram criados outros 2 "Stratovarius": O Revolution Renaissence e o Symfonia. É injusto dizer que esses dois projetos são ruins, ele são apenas pouco inovadores e sem criatividade. O estilo deles, o Power Metal. é repetitivo e pouco inovador, mas isso não era algo de se esperar daquele que ajudou a revolucionar o Power Metal, junto a nomes como o Helloween e o Gamma Ray. O Revolution Renaissence eu acho muito fraco, uma ofensa ao que Timo Tolkki já gravou. O Symfonia, que estava com toda aquela pinta de "Sou Foda", com um baita elenco, um mega super-grupo (me desculpem pelo pleonasmo, mas ele é inevitável lol) repete aquilo que o Stratovarius sempre fez, mas sem aquele destaque que tanto o André Matos ou o Timo Tolkki deveriam apresentar sempre. Mas eu considero o Symfonia uma boa banda, ao contrário do Revolution Renaissence.


Depois do fracasso do RR e do leve desapontamento do Symfonia, Timo resolve fazer uma comemoração aos 30 anos de Stratovarius. O projeto iria se chamar Project Strato - Return to Dreamspace, mas terá que mudar de nome devido à questões legais (imagino que alguém deve ter notado uma leve semelhança entre Strato e Stratovarius, mas eu não sei bem o que ainda...). A proposta é juntar a formação da era do álbum Dreamspace (Timo Tolkki - Guitarras e Vocais, Tuomo Lassila - Bateria, Anti Ikonen - Teclado e Jari Kainulainen - Baixo) para gravar um albúm de estúdio, que está previsto para o inicio de 2012 (um pouco antes de acabar o mundo). Nas palavras de Timo Tolkki:
[...] Não é um ‘remake’, mas um novo álbum. Um encerramento para aquilo que eu considero ser o fim do Stratovarius. Completa o ciclo retornando para o começo.


Lembrando que, após conflitos entre os membros Stratovarius, em 2008 Timo Tolkki cedeu todos os direitos sobre o nome Stratovarius para o resto da banda, que depois recrutou o guitarrista Matias Kupiainen e lançou dois grandes álbuns, melhores do que a maioria lançada com Timo na banda.


Eu realmente espero que o projeto valha a pena, porque mais um Revolution Renaissence ninguém merece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário