quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dream Theater - O Mistério Está Perto do Fim

Hoje (quinta-feira, dia 21 de Abril de 2011) foram finalmente anunciados os sete bateristas que participaram da audição para assumir as baquetas do Dream Theater, o maior nome do Metal Progressivo.

A banda, que já tem 25 anos de existência, sofreu uma tragédia no ano passado: O baterista Mike Portnoy saiu da banda. Desde a sua criação, em 1986, o Dream Theater sempre teve músicos de alto nível, todos estão entre os melhores no que fazem. Os seus integrantes mantiveram a sua formação relativamente estável durante toda a sua existência, o baixista e o guitarrista sempre foram os mesmo, houve apenas uma troca de vocalista que ocorreu bem no inicio da carreira e e duas trocas de tecladistas. Mas eles mantiveram a formação estável desde 1999, ano do Scenes from a Memory, um dos seus melhores álbuns.

Um dos grandes responsáveis pela "cara" do Dream Theater sempre foi o Mike, ele contribuia muito para as músicas e sempre mostrava linhas de bateria quebradas e bastante técnicas. Ele também escreveu as letras de "Twelve-Step Suite" um música que se divide em 5 partes e em 5 álbuns (Six Degrees of Inner Turbulence, Train of Thought, Octavarium, Systematic Chaos e Black Clouds & Silver Linings).

Os fãs (eu me incluo entre eles) ficaram muito desapontados com a sua saída em setembro, e vários acharam que ele teria deixado o Dream pelo Avenged Sevenfold, banda com que tinha gravado a bateria em seu último álbum e realizado a última turnê. O clima permaneceu tenso até que em outubro do ano passado, o Dream Theater anunciou que tinha feito audições com 7 "world class drummers" (traduzindo literalmente: "sete bateristas de classe mundial". Uma tradução adaptada: "sete entre os melhores bateristas do mundo") e que um deles seria definitivamente o novo baterista. Só que eles nunca anunciaram a lista dos sete bateristas, nem o escolhido, até agora.

Vários fãs (e novamente, eu incluso) sofreram com o drama e vasculhavam a internet inteira atrás de qualquer notícia ou informação sobre o caso. Demorou muito para a primeira pista, mas em Março deste ano, Eddie Trunk, apresentador do programa That Metal Show do VH1 e grande "repórter metal", escreveu em seu Twitter que Mike Mangini seria o baterista do DT, só faltava anunciar oficialmente.

Um mês depois, nesta segunda (18/04), o Dream Theater anunciou que quinta-feira (hoje), iriam ser anunciadas novidades sobre o novo baterista. Num vídeo de apenas três minutos, aparecem imagens das audições, breves palavras com os candidatos, mas, infelizmente, não diz quem é o novo baterista. Segue abaixo os nomes dos sete bateristas:

- Aquiles Priester (Ex-Angra e atual Hangar)
- Marco Minnemann (Ex-Necrophagist, Ex-Kreator ao vivo, Já tocou com Paul Gilbert)
- Virgil Donati (Planet X, Já tocou com Tony Macalpine e Derek Sherinian)
- Thomas Lang (Já tocou com vários artistas)
- Derek Roddy (Ex-Nile em estúdio, Ex-Hate Eternal, Ex-Malevolent Cration, entre outros)
- Peter Wildoer (Ex-Armageddon, Em estúdio com Arch Enemy e Old Man's Child)
- Mike Mangini (Ex-Annihilator, Ex-Extreme, Ex-Steve Vai, entre outros)

Quem conhece a cena de bateria no heavy metal, conhece todos esses nomes. Todos eles são dotados de uma enorme técnica, tem seus nomes frequentemente em listas de "Top 10 Bateristas", são famosos, e no caso da maioria, desempregados. Vale esperar agora quem, entre os 7, que assumirá as baquetas, ou, conforme o vídeo, será o "novo irmão atrás da bateria".

Vale lembrar que entre os candidatos está Aquiles Priester, que é "brasileiro". Embora tenha nascido na África do Sul, viveu toda a sua carreira no Brasil, participando da banda Angra, fundado o Hangar e participado do projeto Freakeys, do tecladista Fábio Laguna. E também é interessante ressaltar que alguns baterista já tocaram em grupos de metal extremo.

Então é isso, o drama está chegando ao fim depois de meio ano de espera dos fãs. Tenho que dizer que estou aliviado com essa lista, eu não suportaria o fato do Dream Theater, a minha banda favorita, escolher um baterista incapaz para o posto. Até o próximo post \,,/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário