quarta-feira, 4 de maio de 2011

Será que o Heavy Metal é uma Religião?

Voltando a escrever na coluna das "Merdas Aleatórias", descobri há algumas semanas um fato que é no mínimo interessante: "Heavy Metal como religião no Reino Unido". Porra, duas das coisas mais polêmicas que existem por aí juntas? Vamos aos fatos.

No senso de 2001, a quantia nada modesta de 400 mil pessoas, aproximadamente, declarou que a sua religião era "Jedi", crença/religião/o-que-seja representado na saga de filmes Star Wars (ou em português: Guerra nas Estrelas). Então, de uma conversa num pub inglês, surgiu uma grande idéia: "Vamos tornar o HEAVY METAL UMA RELIGIÃO!!!!". A revista Metal Hammer já está apoiando e incentivando a campanha de responder heavy metal como religião ao censo e também já escolheu um "embaixador para a paz mundial do heavy metal" (wtf?): Biff Byford, da banda inglesa Saxon. Em resposta a isso, o Escritório Nacioal de Estatísticas (do Reino Unido) declarou que apesar do grande número de "jedis" por aí, ela não é conseiderada uma religião oficial.
Esse são todos os fatos que tive acesso, e é uma matéria já antiga (do início do ano passado). Mas eu não quero promover o heavy metal como religião na Inglaterra, eu quero botar no papel (digo, ããã, monitor) os pensamentos que eu tive sobre o assunto e postá-los no blog. Já devo avisar os leitores que os meus pensamentos são às vezes estranhos, não-ortodoxos e bizarros.

O primeiro assunto que eu quero comentar é o fato de que ser "Jedi" é religião de 400 mil pessoas na Inglaterra. Eu estou sériamente preocupado com esse alto índice de "nerdisse" na Inglaterra, país onde surgiram as primeiras raízes do Heavy Metal. O que aconteceu??? Vamos Inglaterra, recuperem-se, mostrem que na sua terra o heavy metal é ainda forte!!!!

E o segundo, que irá desencadear o resto deste longo post, é: O heavy metal é mesmo uma religião?

A minha resposta é SIM. Vamos analisar o assunto por tópicos:

- Deuses: Sim, nós temos deuses. Logo somos uma religião politeísta, com vários deuses, que variam de importância. Alguns são mais venerados por umas pessoas, outros menos, e outros odiados. Ronnie James Dio é um deus, Ozzy outro. James Hetfield teve seu período de "odiação" mas está voltando a ter a atenção de seus fiéis. John Petrucci, Yngwie Malmsteen e Randy Rhoads também, mas com os fiéis basicamente concentrados na vertente "guitarrística" da nossa cultura. Todos são deuses, desde que tenham pelo menos um fã apaixonado berrando o seu nome num show.



- Paraíso/Inferno/Limbo: Sim, esse conceito também existe na nossa bíblia, e é o mais fácil de explicar:

O PARAÍSO é um terra mágica onde todas as bandas que existem fazem shows diários com um preço bom, todos os cds e dvds são baratos (portanto sem pirataria XD), a menção da palavra Parangolé vale uma passagem só de ida ao Inferno e, além de tudo, existem MINAS METALEIRAS \m/.

O LIMBO é aonde vão aquelas pessoas que pelo menos respeitam o heavy metal, apesar de não apreciá-lo. Ele não tem nada de demais. Parece com a vida terrena da pessoa. Ali, dependendo da sua atitude, e da mudança do seu gosto musical, alguma divindade de alto conceito (Joey DeMaio, Lemmy Kilmister, Detonator, entre outros) podem decidir elevar ou rebaixar alguém.

O INFERNO é um eterno baile funk ou rodinha de pagode. Não importa o que, o churrasquinho vai estar sempre queimado e ruim, as mulheres serão mocréias, não existirá fones de ouvido e as pessoas vão estar sempre assitindo ao BBB, numa versão especial, contendo apenas outros homens, gays e travestis, sem nenhuma mulher gostosa. Não existem subida daqui, se entrou, se fudeu.

- Fé/Radicalismo: Preciso explicar? Quantos fãs de heavy metal ficam horas na fila de um show de heavy metal para poder assitir aos seus deuses em ação? Nós simplesmente acreditamos no heavy metal. Todos os fãs trues defendem o heavy metal contra qualquer ameaça, ou comentário levemente ofensivo. Nós usamos trajes semelhantes para irmãos reconhecerem irmãos em uma multidão não-heavy. Os trues acusam os posers de não defenderem a religião como deveriam (Nesses dois últimos itens existe uma verdadeira semelhança com a religião muçulmana).

- Bíblia/Livro Sagrado: Temos Duas: Enciclopédia MetallumMetal Maniac XD

- Local de Culto: Bares, Casas de Shows, Garagens o suficientemente grandes, Clubes, Festivais ao céu aberto (leia-se: Festivais com 1 metro de altura de barro no chão), Quarto de Headbanger com um Computador/Mp3 com mais de 3 mil músicas ou uma vasta discografia em CDs.

- Pessoas fanáticas que protestam contra: É, existem. Desde uma mãe que pega no pé à um funkeiro que acha que roupas pretas servem apenas para ir à um funeral.

Existem várias outras semelhanças entre o culto heavy metal e as outras religiões, mas vou dar um espaço para falar de coisas que nós temos e os outros não e coisas que os outros tem que nós não temos:

- Guerras Santas: Nunca fizemos nenhum massacre de funkeiros e pagodeiros. E nós não precisamos converter as outras pessoas em metaleiras. Nós preferimos não ser uma maioria. Metal tem que ser underground.

- Instituição Religiosa: Aqui me refiro abertamente à Igreja Católica. Nós não temos uma instituição que "arrecadou" dinheiro das piores formas no passado, cujos todos os integrantes fizeram votos de pobreza. Nós não temos padres estrupadores de criancinhas. Embora muitos nos considerem "metaleiros sujos", nós somos mais limpos que qualquer outra instituição religiosa.

- Paixão em cada praticante: Isso eu acho algo que merece destaque. Todo metaleiro ama o heavy metal. Ama a ponto de se prestar a ler um blog vagabundo de heavy metal, mal escrito e mal organizado... Toda pessoa que se diz metaleira tem alguma paixão pelo heavy metal (menos os posers). É comum ver hoje em dia aqueles que dizem praticar o cristianismo e tudo que fazem é ir numa missa uma vez a cada três meses, e dormir durante ela. A pessoa acredita em deus, mas não tem paixão pela sua religião.

- Posers: É estranho comentar isso, mas, nós temos posers e as religiões não tem. É comum ver algum retardado qualquer e pensar assim: "Vou comprar umas roupas pretas e começar a ouvir bastante Sepultura e eu vou virar um Metaleiro!!!". Tu consegues imaginar o mesmo retardado chegar assim: "Vou deixar a minha barba crescer e comprar um tapete para rezar em direção à Meca e eu vou virar um Muçulmano!!!" ou "Vou comprar um crucifixo e uma bíblia e vou virar um Católico!!!" ou "Vou começar a usar um quipá e deixar um menorá por cada canto da minha casa e vou virar um Judeu!!!!". Essas coisas não existem. Ser religioso não tem aquela "postura true" que o metal tem. E isso atrai posers. Portanto acho que devemos ser felizes por existirem posers.

- Matar em nome de: Se tu tens o mínimo do conhecimento básico de história, tu já deves ter escutado dos massacre religiosos que ocorreram. O Holocausto é o com maior destaque. Têm também vários ataques de grupos terroristas árabes que tem ligação religiosa, o 11 de setembro é um bom exemplo. Nunca ninguém matou "em nome do heavy metal". Houveram suicídios de pessoas que enteram mal alguma letra de música e metaleiros chapados que mataram outros metaleiros chapados por entedrem ao pé da letra uma outra letra. Mas isso não foi em nome do metal, e foram coisas feitas por pessoas com problemas. As matanças que eu me referi antes, foram feitas em nome de Deus, pelo bem maior, e, o pior de tudo, as pessoas acreditavam que era certo. Embora as letras de heavy metal geralmente falem em temas mórbidos, violentos, e até façam referencia à esses massacres, não existe banda ou artista que eu conheça que apoie a violência desse modo. Não ouvi isso nem do Slayer. Vocês sabiam que existiu uma Cruzada em que os "cruzados" eram apenas crianças?? Vocês conseguem ver o nível de estupidez da coisa?
E quantos aos idiotas de maquiagem que queimam igrejas, eles fazem isso em nome de Satã, não do Heavy Metal. Embora o metal fale seguidamente em demônios e em coisas satânicas, o satanismo é outra religião, nós metaleiros não somos satânicos por definição.

Pelo que vocês devem ter percebido, essa comparação poderia se alongar dezenas de vezes. Mas eu já fiz a comparação que eu queria fazer, e eis a minha conclusão: O heavy metal não só é uma religião, como é um religião com devotos melhores e uma crença mais pacífica.

É isso aí galera, eu acho que eu exagerei nesse post... Mas por favor leiam e comentem. Embora não pareça em certos momentos, esse é um texto sério, que expressa a minha opinião. Por favor opinem, contribuam com as suas idéias, divulguem o blog ;). Até o próximo post (que eu espero ser bem menor...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário