quarta-feira, 22 de junho de 2011

Metal entra em valorização

PORRA MÍDIA, SER HEAVY METAL É BOM OU NÃO CARALHO????

O heavy metal que esta aí desde o início da decada de 70 já teve seus altos e baixos, como todo estilo musical, mas é raro um estilo tão "odiado" como o metal durar tanto tempo. Será que é tão odiado assim? A principal crítica que as pessoas tem a fazer ao nosso estilo musical, uma religião que abrange desde o mais gay entre o glam metal e o com a pior maquigem entre o black metal, é que ele é supostamente barulhento. Como já expliquei no meu post anterior, barulho não é uma caraterística do heavy metal, mas sim o peso.

Acredito que devido à "fama de mau" (bah, isso parece mais é jovem guarda) o heavy metal atraia muitos posers. Eu não gosto muito de posers, mas até acho eles necessários ao metal, é pelo menos mais um que defende o metal, mesmo que não acredite e aprecie ele com um verdadeiro headbanger. Mas o que irrita é quando as pessoas falam isso da boca pra fora, apenas para causar polêmica e criar uma imagem de "bad boy".

AONDE TEM BLACK SABBATH NO RESTART?!!!!??!?!?!?!?!?!?!?!

Isso foi o pior, mais detalhes sobre esse absurdo podem ser vistos no último post do Blacknight, mas não foram só eles que estão tentando se aproveitar do metal. Lady Gaga, Justin Bieber, Ke$ha e Demi Lovato são apenas alguns nomes.

Eu não estou dizendo que eles não gostam de heavy metal ou que não deveriam gostar, mas eu tenho duas questões a levantar:

- PORQUE VOCÊS SÓ FORAM FALAR ISSO DEPOIS QUE FICARAM FAMOSOS???

- PORQUE OS NOMES DAS BANDAS DE METAL SÃO SEMPRE AC/DC, METALLICA e LED ZEPPELIN?

Musicalmente falando, nem AC/DC nem Led Zeppelin são exemplos bons se alguém quer provar que curte heavy metal. Não são nem muito pesados e eles fazem mais pose de roqueiros do que de metaleiros.

O único caso desses que eu ainda não tomei como mentira marketeira foi o do NX Zero. Ok eles não são nem perto de ser heavy metal e nem eu quero que sejam (a não ser que se provem ser uma boa surpresa, assim como foi o Wally do CPM22). Mas eles falaram uma coisa que pode ser verdade: "A gente vem do metal". Com o movimento recente do metalcore, é bem possível acreditar que eles eram uma banda de metal que ao pouco foi se vendendo. A única coisa contraversa fica na outra frase deles: "A gente nunca abraçou essa parada do emo".

Mas eu tenho uma explicação para esse fenômeno, e ela nos serve bem: Nós estamos entrando numa fase de valorização do heavy metal. As pessoas estão voltando a achar que ser metaleiro é legal, assim como no auge dos anos 80, onde todo mundo gostava de Metallica, Iron Maiden e Guns'n'Roses.

Do meu ponto de vista, esse fenômeno traz três principais consequências:

- Mais bandas de metal lançadas no mercado = Mais Material = Mais material de qualidade e de qualidade ruim

- Mais posers = Mais possíveis metaleiros = Mais público para shows = Mais Shows

- Mais Bandas + Mais Posers = Cena mais forte = Heavy Metal maior

No fim eu acho que o heavy metal é algo parecido com a bolsa de valores de Nova York...

PS.: Talvez alguém lembre que o músico de axé Luís Caldas recentemente (alguns anos) lançou um disco de metal. Ele não se vendeu até onde eu sei, parece que ele sempre foi um músico multi-estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário