quarta-feira, 17 de agosto de 2011

METALcore x MetalCORE

Apenas um sutil detalhe na música de alguma banda, muda completamente o que a banda é. Nem sempre é uma questão de como os riffs são tocados, mas de como a música é arranjada, como o cara canta, qual a pegada que a bateria coloca entre várias outras coisas. O metalcore é um dos gêneros de heavy metal mais discriminados, a tal ponto que várias pessoas não consideram metalcore como um subgênero de metal.

O que muda de uma banda para outra, dentro do metalcore, é o quão metal ela realmente é. Por exemplo, o Trivium é uma banda de metalcore muito pesada, melódica, usa tanto vocal gutural quanto vocal limpo e tem solos de guitarra bem compostos. O Trivium comparado com alguma banda como Black Veil Brides ou Escape the Fate, fica quase tão másculo quanto o Manowar com seus gloriosos cavaleiros banhados em óleo corporal e abdômens pintados. Não digo que essas bandas sejam necessariamente ruins, apenas pouco pesadas ou trues, e isso é motivo de crítica por parte de vários headbangers.

A questão não é APENAS a relação entre a quantidade de vocal limpo e vocal gutural. Algumas bandas que usam basicamente o vocal limpo conseguem alcançar um nível de trueza bom o bastante para ser considerado com bom metal pesado, como o Avenged Sevenfold ou o Bullet for My Valentine. O Bullet que basicamente usa apenas vocais limpos, soa mais pesado aos meus ouvidos do que o Sonic Syndicate, que usa vocais de metal extremo com mais frequencia.

A imagem que a banda faz de si mesma importa muito também, para o resultado final. No As I Lay Dying, por exemplo, quase todos os integrantes tem a aparência de metaleiros normais, com a exceção do baixista, e mesmo este não aparenta ser um emo. O AILD é uma das poucas bandas que quase não é alvo de críticas dos true headbangers. Quando eu olho alguma foto do Black Veil Brides, eu fico tentando defenir quem é homem e quem é mulher, e isso realmente para mim é uma tarefa exaustiva.

Uma coisa que eu notei também, é que o Avenged Sevenfold, tido por muitos como o criador do movimento metalcore, "renegou" o estilo. Eles abandonaram as composições pouco inspiradas do metalcore tradicional e estão voltando mais suas composições para um lado mais atmosférico.

Uma coisa que eu venho notando também, é que as bandas mais antigas são as melhores aceitas pelo público metaleiro. É como se o Metalcore, um estilo muito recente, estivesse já em sua 2ª Geração. All That Remains, Killswitch Engage, Unearth, As I Lay Dying ou Trivium são bandas com mais estrada, e eu considero elas bem heavy metal. A segunda geração seria inaugurada pelo Bullet na metade dos anos 2000, e desde então o estilo explodiu e quase toda nova banda de metalcore tem integrantes de visual emo. A primeira geração é mais METALcore, já a segunda mais MetalCORE.


7 comentários:

  1. Concordo bastante com o post :)

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise, só pecou por usar o termo metaleiro rsrs

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=RZvt1L0TE-Q
    Dêem uma ligada no meu som.

    ResponderExcluir
  4. O estilo visual ñ interfere nada no som, experimentem ouvir a musica sem pensar no estilo pq é isso q importa seus LIXO!!

    ResponderExcluir
  5. bandas de metalcore sao uma classe de metal,agora só porque ele usam vocal linpo e sujo,ñ quer dizer q ele ñ são uma classe do metal, o iron maiden usa vocal em TODAS as musicas e é um classe de metal.e tb stilo visual ñ interfere em nada no som,o q inporta é som do estilo.

    ResponderExcluir
  6. emocore não tem nada a ver como metalcore rss o estilo metalcore é bem pesado e parece mais com o nu metal ,ou vc acha que As i lay Ding tem haver com nxo kkk ? existem diversas vertentes do metal se for assim vou dizer que Ramones é emo por causa do visual ....

    ResponderExcluir
  7. isso é matalcore agora se isso for considerado emo ,meu fio não sei mais o que é emo o que é metal .https://www.youtube.com/watch?v=-KCITmZQJMg .

    ResponderExcluir